sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Comemorações Centenário da República

A Marinha do Tejo assinala no próximo domingo o Centenário da República com uma regata entre o  Parque das Nações e o Cais da Moita.

Na zona ribeirinha em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama pelas 16:00 horas e no Cais da Moita pelas 18:00, assista e deslumbre-se com o cenário colorido das Faluas, Canoas e Catraios a navegar no seu eterno Tejo.
Vai concerteza querer embarcar na próxima oportunidade!



Mais informações aqui.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os Sonhos não têm nacionalidade!

Uma dançarina espanhola, Elsa. Uma fotógrafa italiana, Francesca. Um físico português, Pedro. Um skipper português com vasta experiência, Luís. A Tatiana, "a italiana mais portuguesa que existe, aquela da Confiquatro".
Imaginem uma paixão em comum que ficou sempre na sombra e um Sonho que finalmente se realiza. Imaginem um verão quente e um rio mágico, capaz de te oferecer condições perfeitas para a tua vontade de aprender a velejar, o Tejo.

No Training de vela para iniciados aprendes que o barco é feito de mil pormenores que talvez ignorasses. Todos aqueles cabos coloridos no convés agora já não são simplesmente "os cabos", mas cada um tem um nome, cada um que te ajuda a afinar as velas. Talvez não soubesses que a cana de leme te permite sentir o vento e que o tens de respeitar. Não orçes demais! Não arribes demais! Mantém uma boa relação com ele e não te distraias dos seus movimentos. Talvez nem sequer tivesses conhecimento que a vela é um óptimo desporto de equipa, que cada pessoa a bordo é fundamental (até o lado em que se encontra sentada!), que as manobras são feitas de movimentos diferentes, leves, decisos e simultâneos. Conseguir uma viragem de bordo perfeita mostra-te que sabes navegar e que a tua tripulação também!

A Francesca (que agradecemos pelas fotos profissionais) distinguiu-se na elegância ao leme; o Pedro pelos movimentos de Proa e a Elsa, pela força na vela grande, o "motor" da navegação à vela, a sua preferência.

E o Luís, skipper de simpatia e confiança mais uma vez demostrou que se navegar é o teu sonho..."Querer é Poder"!
 

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Treino de Mar - 5º dia

Um Levante quis acompanhar a viagem do Anaprume até Gibraltar e forçou uma paragem em Vila Real de Santo António.
A chegada a Cádiz, prevista para 7 de Agosto, só aconteceu ontem (dia 9) e hoje mesmo o Anaprume zarpou em direcção a Barbate, onde deverão chegar ao final da tarde.

As condições metereológicas estão assim a condicionar o calendário previsto da viagem treino, mas a animação a bordo, essa permanece intacta!

TARTAN - as velas da liberdade.

‎"Os oceanos não precisam de mais espíritos naufragados na imensidão do tempo. (...) Num pequeno detalhe pode falhar-se ou emendar-se um rumo, por isso é preciso anotar tudo no diário de bordo da nossa existência. É no meio desses pequenos nadas que nos podemos reencontrar com a nossa própria forma de ser e de estar no mundo." in Tartan - as velas da liberdade.

Este pequeno trecho pretende apenas provocar os apaixonados da vela para a leitura deste livro que relata a aventura de seis jovens que escaparam num veleiro de uma Angola em guerra, rumo a um Portugal desconhecido.

Uma leitura fascinante onde um dos protagonistas é alguém próximo à Confiquatro e por isso este livro trata-se de Leitura Obrigatória para todos os que fazem parte de nós (colaboradores, alunos, amigos, simpatizantes,...)

Boas férias e boas leituras.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Treino de Mar - 1º dia

Skipper/Formador: Pedro Gomes (PAM)
Tripulantes:
       Bruno Trancas (PL)
       Elisa Bustorff (PL)
       Guadalupe Oliveiras
       Guilherme Martins (PL)
       Miguel Carvalho (PL)

Começou oficialmente esta manhã a viagem de Treino de Mar da Confiquatro a bordo do Anaprume.

Não podemos prometer um Diário de bordo actualizado ao minuto, pois a bordo não há internet e não sabemos como se vão comportar as redes telefónicas, mas para darmos início a esta viagem saem em primeira mão algumas notícias que vou acompanhar com os exactos comentários com que me chegaram (do tripulante Bruno Trancas):

"O que andámos até ao almoço!"

"Elisa ao leme!"

"Miguel já sorri com outro gosto depois de por a comida no forno!" (eu diria que é um sorriso amarelo... mas como não sei o que é o almoço, não me pronuncio)

Para quem como eu ficou em terra, esta é uma forma de acompanharmos o Anaprume e algumas vivências a bordo, mesmo que para isso tenhamos que ter uma Boa dose de imaginação, porque as informações são muito escassas.

Bons ventos e boas marés!

Passeio de fim de tarde

Em boa hora a AXA Group Solutions escolheu o dia de ontem para realizar um passeio descontraído à vela. A tarde solarenga e quente apetecia locais frescos e um vento de 15 nós prometia uma navegação em excelentes condições. Foi o que aconteceu.
Às 16h00, conforme combinado, dividiu-se o grupo pelos três veleiros que os iriam levar até Oeiras. Como se trata de um cruzeiro os participantes podem optar por ter uma intervenção activa nas manobras e nos procedimentos de bordo, ou simplesmente desfrutar tranquilamente do prazer da navegação à vela. Houve de tudo, mas fosse qual a opção pessoal de cada um, à chegada a boa disposição era geral.
À recepção em Oeiras um gin tónico do Peter's abriu mais ainda o apetite para o cocktail que se seguiu. Conversas e boa disposição entre participantes e skippers e alguns com vontade de dispensar o minibus e regressar a Lisboa de novo a bordo. Uma tarde deliciosa.

No ar ficou a vontade de um encontro bem próximo. Cá vos esperamos.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Em trânsito.

O Anaprume partiu ontem de Lisboa até Portimão para a viagem de Treino de Mar.
Depois da noite passada em Sines a viagem segue a bom ritmo rumo ao Sudoeste Algarvio escoltada por um grupo de golfinhos que faz as delícias de quem vai a bordo.
Não há fotos (ainda), mas via telemóvel testemunhámos a boa disposição de toda a tripulação!

Mais notícias em breve.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Grandiosamente Patrões de Costa!

Todos aptos no exame de Patrão de Costa!

Conclui-se optimamente o ciclo de exames na Confiquatro e graças às surpreendentes notas que os nossos formandos conseguiram nesta prova que lhes permitirá navegar até 25 milhas da costa.

Deixam uma marca importante na nossa escola o Diogo Serrano, o Bruno Fontes, o Pedro Rodrigues e a nossa ponta de diamante, a Gabriela Nascimento que, no rush final para o exame, deram prova de possuir todo o potencial que se requer a um Patrão de Costa bem preparado. Mostraram-no estudando. Mostraram-no planeando uma viagem. Mostraram-no navegando connosco até Sesimbra num rumo previamente escolhido e calculado.

Parabéns também ao Hugo Mendes, ao Manuel Lourenço e ao Manuel Santos, Patrões de Costa para todos os efeitos.

Mais uma experiência, mais um capítulo escrito no diário de bordo da Confiquatro. Muitas aventuras hão-de vir, mais navegadores havemos de encontrar. No entretanto regozijamos com estes sucessos!