quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nautic paper em Tróia.


A prova estava pronta a realizar.
A equipa de formação pronta a registar comportamentos a bordo.
Os skippers prontos a operacionalizar tudo nos seus veleiros.
E os participantes intrigados com o que iriam fazer!

Os dados estavam lançados e entre Frentes e Depressões que mantiveram o país em alerta colorido, a aberta prevista apareceu à hora marcada e deu-se início ao tão esperado Boat paper.
Entre Lais de guia bem executados, Azimutes à energia e até uma dificuldade na partilha de informação, ultrapassada com bastante Logica (temos que reconhecer!), os desafios foram alcançados e analisados no trabalho indoor que se realizou durante a tarde.

Esta foi mais uma actividade de sucesso com a Tavolanostra, desta feita com características de Formação Outdoor.


E para entusiasmo de todos os participantes, até os roazes do Sado (vulgarmente chamados de golfinhos) quiseram dar o ar da sua graça, acompanhando as diferentes equipas durante parte do percurso.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

GPS? Calculos náuticos? Observação visual?

Hoje em dia com o GPS, em qualquer momento do dia, podemos saber onde estamos com muita facilidade...

A imagem aqui em baixo mostra "a derrota" que o Tiago Pinhal, o Paulo Santos, o Luís Baptista e a Carla, próximos Patrões Locais, fizeram na aula prática do passado domingo.

Mas será que o GPS nos dá sempre a posição correcta a 100%?

Infelizmente não, o que significa que devemos continuar a manter uma navegação cuidada com base em métodos mais tradicionais. É o caso da navegação em águas restritas, que exige saber permanentemente se nos encontramos na zona segura; assim, para além dos recursos electrónicos (como o GPS e o radar), recorremos a ajudas visuais para definir linhas de posição e resguardos, não esquecendo a informação fornecida pela balizagem.

A navegação electrónica está cada vez mais desenvolvida e constitui um precioso auxiliar para o navegador; apenas salientamos que não devemos basear a nossa navegação exclusivamente nesta tecnologia, continuando a ser fundamental a observação do que nos rodeia para garantia da segurança da nossa e das outras embarcações.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lisboa Boat Show

Está a decorrer na Fil a Lisboa Boat Show - primeira edição redesenhada da Nauticampo.

"Depois de 42 edições da Nauticampo a Feira Internacional de Lisboa numa óptica de reposicionamento desta marca, decidiu criar dois eventos como uma filosofia completamente diferente, mais dinâmicos, mais jovem, mais interactivos e adaptados aos interesses de uma nova sociedade mais activa e receptiva às novidades."

A Confiquatro estará presente no stand 1 B08, enquando parceiro do cartão Prestige (Grupo Siroco). Visite a Feira e deixe-se contagiar pela prazer da Nautica de recreio. E se por acaso passar por lá esta noite e se cruzar com a "escola Confiquatro" em peso: não estranhe - é que a aula de hoje de Patrão de Alto-Mar realiza-se por lá.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Curso de Patrão Local e...o Trio "Brincalhão"

O esforço "diluído na água" adquire um sabor diferente!

Quando conjugamos risos, boa disposição, trabalho de equipa e paixão pelo Mar não há forma de se enganar!
O nosso Sérgio Setas é o formador do "Trio Brincalhão" composto pelo Luís Baptista, o Carlos Figueiredo e a Carla Chainho que concerteza desde o início entraram com o espírito certo nesta aventura: entusiasmo de criança, mas com mente de adulto... Basta ver como a Carla, com esquadros e lápis na mão, desenha azimutes e proas verdadeiras!

Estes navegadores prometem!


Olha uma marca lateral! sabem dizer o que significa???