quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fortes da Barra do Tejo

O sol anuncia a iminente chegada da Primavera e convida a actividades fora de portas. O nosso convite, como não podia deixar de ser, remete-nos para o Tejo.

Como primeira sugestão, o passeio Fortes da Barra do Tejo.

"A orla ribeirinha entre Lisboa e Oeiras apresenta um número significativo de fortificações, ditas marítimas, construídas com o objectivo principal de controlar e defender a entrada da Barra do Tejo.
A D. Luís António de Meneses, Conde de Cantanhede e mais tarde Marquês de Marialva, coube o encargo de estabelecer o complexo defensivo da Barra do Tejo tendo a maioria das fortalezas sido construídas durante a guerra da Restauração ou imediatamente a seguir (séculos XVII e XVIII). Exceptuam-se o Forte de São Julião da Barra e a Fortaleza de São Lourenço, mais conhecida por Torre do Bugio, cujas obras de construção se iniciaram no século XVI.
Embora o objectivo inicial fosse o de defender Lisboa de um ataque castelhano, esta estrutura defensiva acabou por desempenhar um papel relevante noutros conflitos, designadamente, nas Invasões Francesas e nas Lutas Liberais.
Para além do aspecto estratégico em termos de defesa, estas obras tiveram uma importância económica e social muito acentuada, promovendo o desenvolvimento da construção civil e a formação de alguns arquitectos e mestres de obras de relevo, impulsionando outras indústrias a montante e a juzante."

Propomos uma visita guiada a estas fortificações segundo uma perspectiva diferente: navegando no rio Tejo.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

"Abandonado para morrer"

Abandonado para Morrer
Ward, Nick -Sete Mares Editora
A mundialmente famosa Fastnet Race de 1979 começou em perfeitas condições climatéricas, mas, 48 horas depois, foi atingida por uma tempestade aterradora. E quando, no meio dessa tempestade, três elementos da tripulação abandonaram o Grimalkin na jangada salva-vidas, Nick e o companheiro Gerry, ambos feridos e inconscientes, foram deixados no iate destroçado no meio do mar da Irlanda. Gerry morreu efectivamente algumas horas depois, e Nick teve de enfrentar sozinho a tempestade...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

As primeiras aulas

Já começaram as aulas práticas do primeiro curso de Patrão Local deste ano.

Entre alunos com alguma experiência prática e outros com pouca (ou nenhuma), as primeiras aulas têm sido bastante reveladoras. Temos patrões!

Aqui ficam registos de alguns momentos a bordo.





segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Volta ao mundo Vendée Globe 2008/2009

Percorreu uma distância de 28 303.2 milhas em 84 dias, 3 horas, 9 minutos e 8 segundos.
Foi o primeiro a cortar a linha de chegada na edição 2008-2009 de mais uma volta ao mundo em solitário, sem escalas.

Fá-lo pela segunda vez na vida (1º lugar em 2000/2001).

Velejador: Michel Desjoyeaux.

Veleiro: Foncia.

E assim temos o vencedor apurado, que, apesar de um dia após a largada em Les Sables d'Olonne, ter voltado a terra com problemas de fuga no tanque do balustre, fez uma escalada impressionante no ranking, só "parando" no topo da classificação.


domingo, 1 de fevereiro de 2009

Training de vela

Depois de terem obtido a carta de Patrão Local não quiseram desistir.
A paixão pela vela e a grande vontade de aprender uniu mais uma tripulação para o Training de vela (formada pelo Miguel Silva o Tiago Nunes e a Tatiana) que continuam a partilhar bons momentos, como este esplêndido pôr do sol, epílogo de um dia bem animado...