quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fortes da Barra do Tejo

O sol anuncia a iminente chegada da Primavera e convida a actividades fora de portas. O nosso convite, como não podia deixar de ser, remete-nos para o Tejo.

Como primeira sugestão, o passeio Fortes da Barra do Tejo.

"A orla ribeirinha entre Lisboa e Oeiras apresenta um número significativo de fortificações, ditas marítimas, construídas com o objectivo principal de controlar e defender a entrada da Barra do Tejo.
A D. Luís António de Meneses, Conde de Cantanhede e mais tarde Marquês de Marialva, coube o encargo de estabelecer o complexo defensivo da Barra do Tejo tendo a maioria das fortalezas sido construídas durante a guerra da Restauração ou imediatamente a seguir (séculos XVII e XVIII). Exceptuam-se o Forte de São Julião da Barra e a Fortaleza de São Lourenço, mais conhecida por Torre do Bugio, cujas obras de construção se iniciaram no século XVI.
Embora o objectivo inicial fosse o de defender Lisboa de um ataque castelhano, esta estrutura defensiva acabou por desempenhar um papel relevante noutros conflitos, designadamente, nas Invasões Francesas e nas Lutas Liberais.
Para além do aspecto estratégico em termos de defesa, estas obras tiveram uma importância económica e social muito acentuada, promovendo o desenvolvimento da construção civil e a formação de alguns arquitectos e mestres de obras de relevo, impulsionando outras indústrias a montante e a juzante."

Propomos uma visita guiada a estas fortificações segundo uma perspectiva diferente: navegando no rio Tejo.

Sem comentários: