quarta-feira, 27 de julho de 2011

Training de vela ForçaCinco: uma história de Mar para contar

O passado fim de semana cumpriu-se a viagem de Lisboa até ao Algarve planeada para os participantes do Training de Vela ForçaCinco . Uma experiência marcante para quem gosta de aventuras náuticas.

Para os mais curiosos, aqui vai o diario de bordo deste fim de semana:

23/24.Julho: Lisboa-Sines-Portimão
"Após várias semanas em que o vento soprou de norte com forte intensidade, anunciava-se um fim de semana mais calmo... e, de facto, assim aconteceu.

0845 – à hora aprazada apresentaram-se os 6 valorosos formandos dispostos a enfrentar a viagem costeira até ao Algarve: o casal Sander Gomes e Elisabete Moreira, com a experiência anterior de um baptismo de vela; o Renato Ribeiro, Patrão Local formado pela Confiquatro e armador de um pequeno veleiro com que regularmente sulca as águas do rio Tejo; o Guilherme Martins, também Patrão Local e que no ano passado nos acompanhou no treino de mar ao golfo de Cádiz; os seus amigos João Carvalho e Ricardo Rafael, mais ou menos estreantes nestas andanças.
Connosco seguiam também o Hugo Mendes, Patrão de Costa e armador do Special One e o Marco Santos, Patrão Local da última fornada da Confiquatro. Do Parque das Nações navegámos até ao Porto de Recreio de Oeiras, para encontro com o Mabi IV, do João Bitoque, que nos acompanhou nesta viagem.
À largada de Oeiras, pelas 1130, brisa ligeira que nos obrigou a usar um pouco de “vento de porão” de modo a não perdermos de vista o Mabi IV e também para garantir que chegávamos a tempo de jantar em Sines.

A aproximação ao Espichel trouxe mais vento, até quase aos 20 nós reais, e passámos a baloiçar um pouco mais ao sabor do mar. Decidimos cambar e seguir em direcção à costa, colocando-nos ao abrigo do cabo e, assim, tentar poupar um pouco alguns estômagos mais sensíveis.

A cerca de 15 milhas de Sines o vento foi amainando e pouco depois começámos a avistar as primeiras chaminés características daquela região.

Às 2000 chegámos à pacata vila de Sines que, desta vez, apresentava um movimento fora do normal, fruto de estar a decorrer o Festival das Músicas do Mundo.

Acompanhados pela tripulação do Mabi IV – João Bitoque, Fernando Gonçalves, Isabel Ribeiro e Maria do Carmo, também eles ex e actuais formandos da Confiquatro – lá fomos até ao restaurante “O Mexilhão” que estava completamente cheio.
A decisão de esperar cerca de uma hora revelou-se acertada pois a magnífica massada de cherne rapidamente levou a que esquecessemos a espera.

Depois de um breve descanso, largámos amarras às 0330 para cumprirmos a navegação nocturna prometida.
A neblina não permitiu a identificação de faróis na costa e o muito pouco vento obrigou, de novo, ao uso do motor.Sensivelmente a meio caminho do Cabo de S. Vicente entrámos no nevoeiro e foi a oportunidade de explorar as potencialidades do radar. Como o Mabi IV ainda não dispõe deste equipamento e, entretanto, se tinha “perdido” de nós, aproveitámos para marcar um “encontro” no mar, comunicando as nossas posições via rádio e definindo um ponto de reunião.

Curiosamente, quando tal aconteceu o nevoeiro dissipou-se e, pouco depois, passámos o CSV com um tempo radioso, a anunciar o clima habitual do Algarve. Daí até Portimão foi uma navegação à vista, absolutamente tranquila e relaxante, com mar chão, tendo a tripulação feito o sacrifício de se entregar aos prazeres da comida e bebida tipicamente portugueses.

1700 - chegada à Marina de Portimão e conclusão de mais um treino de mar costeiro."
Considerado o interesse que suscitou esta viagem, de certeza será um desafio que voltaremos a propor em breve. Fiquem portanto atentos com as novidades!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Desafio ForçaCinco: Lisboa-Sines-Portimão à vela!

Enquanto os últimos preparativos para a grande viagem ao Mediterrâneo se estão a delinear, a Confiquatro desce até ao Algarve e oferece mais um desafio:


Navegar junto à costa portuguesa, de Lisboa até ao Algarve, a bordo de veleiro Jeanneau Sun Odyssey 40.3

Programa:
- 23.Julho - Lisboa-Sines (navegação diurna)
- 24.Julho - Sines-Portimão (navegação nocturna e diurna)

Alarga os teus horizontes e vive um fim de semana inesquecível!

Mais informações: escola.nautica@confiquatro.pt

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Formação outdoor com a Capital Conhecimento

Rumamos a norte para mais uma formação outdoor em embarcações à vela.
Localização: Vila do Conde.

Apesar de muitos dos nossos eventos se realizarem na zona centro e sul do país, há locais descentralizados com enorme potencial náutico, onde gostamos de levar os nossos clientes e ter o prazer de os ver deslumbrados com a diversidade de oferta do nosso país.

Este evento em particular foi uma novidade em quase tudo.
Em primeiro lugar relativamente ao tempo que se fez sentir, onde não faltou chuva, vento e uma temperatura bastante fria (ar e água incluídos). O que não se estranharia, não fosse o facto de estarmos em pleno Verão!

Poderia-se pensar que com estes ingredientes estávamos perante um evento com tudo para correr mal, mas no que respeita ao trabalho em formação, condições adversas são na realidade material precioso para avaliar comportamentos em situações de desconforto, que neste caso em particular começou com a necessidade primeira de encarar de frente uma fobia à água por uma das participantes!

Depois de uma regata bem exigente, a roupa seca e um almoço quente foram o ambiente perfeito para troca de partilhas e emoções. O trabalho continuou em sala, depois de uma visita à Nau Quinhentista que lembrou ao grupo que houve em tempos quem enfrentasse maiores perigos!

A capacidade de ultrapassar obstáculos foi de facto regenerativa e no trabalho em sala, desenvolvido pela formadora da capital Conhecimento, o grupo reconheceu dificuldades iniciais, tanto pessoais como de grupo, que vieram a transformar-se em progresso e vantagem, resultado do trabalho realizado em equipa que a vela exige.

Resultado final: Equipa reforçada. Objectivo cumprido!

Um trabalho desenvolvido com a experiência e profissionalismo dos nossos skippers Pedro e Rui Óscar, nossos parceiros em Vila do Conde, que imprimem no seu trabalho uma qualidade sempre de excelência!

sábado, 9 de julho de 2011

1º Lugar para Barba Rija - Allways Cargo!

Quando se junta uma equipa com bons tripulantes, bons skippers e bons táticos, o resultado só podia ser este: vencer!
Depois de ficar em primeiro lugar em duas das três regatas do torneio de fim de tarde, organizado pelo Clube Naval de Lisboa, a conquista do primeiro lugar da classe não foi de todo uma surpresa, mas não deixa de ser uma vitória a assinalar, pois premeia a regularidade dos resultados.

Partilhamos orgulhosamente convosco o Troféu recebido.
Parabéns ao Barba Rija - Allways Cargo e à equipa que o levou ao pódio: Elisa Bustorff, Luís Vilão, Diogo Serrano, Pedro Gomes e Diogo Gomes.