quinta-feira, 5 de março de 2009

"Aventureiros do mar" e "Naufrago voluntario-estratégias de Sobrevivências"

Aventureiros do mar
Bombard, Alain Ed. Inquérito
A visão do mar devorador é certamente uma das noções mais permanentes desde que o homem se instalou à beira do oceano e lançou primeiro um esquife frágil, depois navios cada vez maiores. Homens animados pelo espírito de conquista e de aventura sempre responderam ao apelo do largo. Foram alguns desses que Alain Bombard - ele mesmo aventureiro já tornado lenda - escolheu para apresentar nesta obra. Grandes comandantes portugueses das descobertas - o Infante D. Henrique e Vasco da Gama; incansáveis exploradores de outros domínios - Jacques Crusoé; visionários dos mundos marinhos, como os narradores da Atlântida e Júlio Verne; e aqueles que do seu fascínio pelo mar fizeram ciência - Darwin e Alberto I.

Náufrago Voluntário - estratégias de Sobrevivência
Bombard, Alain Ed. Civilização
O relato da célebre viagem de travessia do Atlântico do próprio Alain Bombard, médico, biólogo e investigador francês, que quase lhe custou a vida, encetada com o objectivo de compreender as dificuldades de sobrevivência dos náufragos e provar que era possível sobreviver aproveitando os recursos oferecidos pelo mar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alan Bombard, é para mim, mais de que um extraordinário exemplo de coragem e de abnegação,de um homem que não se importou de arriscar a vida por amor ao próximo, em defesa da moralização dos futuros náufragos - de todos aqueles que se vêem perdidos no mar largo, fazendo-lhes crer que, mesmo perante a grande solidão e o grande abandono, a esperança deve ser a última coisa a morrer, pois há recursos que, desde que aproveitados, podem ajudar a prolongar a sobrevivência e as possibilidades de salvação - mas foi também, para mim, há uns anos, o inspirador para seguir as suas teses.

Felicito o autor deste blogue por o ter dedicado aos aventureiros do mar.
SÃO TOMÉ - ODISSEIAS EM PIROGAS NOS MARES DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE http://canoasdomar.blogspot.com/

Jorge Trabulo Marques