A menos de duas semanas do exame de Patrão de Alto Mar o Comandante Martins da Cruz leva todos os seus alunos ao farol de Cabo Raso para registarem a posição astronómica do lugar.
Não falta nada. Estão todos prontos com os instrumentos de navegação necessários para o efeito: Starfinder, para identificar as estrelas, Agulha de marcar, para tirar azimutes às estrelas, Sextante, para medir o ângulo entre o horizonte e o astro, conta-segundos e folhas para anotar alturas e momento exacto em que estas foram tiradas.
Todos de olhos para o céu, à espera que o crepúsculo ofereça as suas melhores estrelas... afinal o primeiro a aparecer em toda a sua luminosidade é um planeta, Venus. Começam-se a ouvir os primeiros "FORA" dos alunos (ou seja "parem o cronómetro, pois neste instante marquei a minha altura"). A seguir aparecem outras estrelas (Capella e Procyon entre outras) que permitem obter mais umas rectas de altura para perceber a nossa posição.
Uma experiência diferente. Concerteza dentro da água é outra história...mas como se costuma dizer: "Quem vai para o Mar avia-se em terra".