quinta-feira, 13 de maio de 2010

Concentração Náutica - Agradecimento

Do coordenador operacional da Concentração Náutica, Nuno Gonçalves Henriques, chegou hoje a seguinte a nota que aqui divulgamos:

"Tive a honra de ter sido convidado pelo Senhor Embaixador Chefe do Protocolo de Estado para estar presente esta tarde, como Coordenador Operacional da Concentração Náutica por parte da Associação Naval de Lisboa, numa audiência concedida por Sua Santidade, o Papa Bento XVI. O Senhor Embaixador teve a gentileza de proferir no momento da minha apresentação, um rasgado elogio à Concentração Náutica realizada ontem e o Papa Bento XVI corroborou o comentário (não me recordo com que palavras, com a emoção natural que vivi no momento), com um sorriso aberto e afável e um olhar expressivo de agrado que me ficará certamente gravado para sempre na memória.


Eu fui apenas o representante de todos quantos estivemos presentes ontem no Terreiro do Paço, ou que não tendo estado presentes, colaborámos (e tantos foram) para o sucesso deste evento. É nesse sentido que sou agora o testemunho pessoal deste reconhecimento do Papa a todos quantos participamos neste esforço.

A nossa presença assumiu um simbolismo muito especial. A Concentração Náutica foi a forma mais significativa de trazer à memória, não só a epopeia dos nossos gloriosos antepassados, que descobriram e evangelizaram os novos mundos, como ainda evocou toda a nossa história náutica recheada de tragédias e de alegrias de tantas e tantas gerações de marinheiros portugueses ao longo dos séculos.

(...)"

Sem comentários: