sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dos sorrisos e das cores dos nossos alunos

«Congratulamo-nos com a presença de 7 veleiros e cerca de 4 dezenas de velejadores, o que para nós representa uma significativa resposta ao lançamento deste tipo de actividades, quase duplicando o número de participantes nas acções anteriores»...

Sabe-se que uma pequena porta pode dar para grandes espaços. E para nós, neste dia em que Portugal celebra a República, os heróis foram indiscutivelmente os nossos alunos. Queremos portanto deixar um pensamento poético para todos os sorrisos que nos ofereceram, versos que transformaram este dia num poema de inspiração náutica!

Há no final de cada experiência vivida com os nossos alunos uma intensidade, algo de elegíaco.
Breve é o tempo que passam na escola para depois brotarem lá fora para o Mar, onde há sol, vento e horizonte.
Ficam cristalizadas na memória, risadas, medos e emoções. Ensinamos-lhes uma espécie de vago mistério que rodeia a línguagem náutica, com os seus termos que, só em pronunciar, dão um ar de "lobo de mar". Ensinamos-lhe a nossa forma de "navegar" que por ser a nossa, será considerada universal. Por isso não deixamos de nos sentir valorizados e satisfeitos quando de repente ouvirmos "a Confiquatro é uma escola especial"!
Ensinamos-lhe sobretudo uma coisa: somos iguais a eles, também nós podemos errar, também nós aprendemos com eles. A navegação é sempre uma aprendizagem constante e o Mar é às vezes imprevisível!

Conservaremos belíssimas lembranças ligadas aos nomes destes navegadores que durante algum tempo povoam a escola da Confiquatro, onde as sementes dos nossos sonhos continuam a ser constantemente regadas.

Neste dia, apesar de encalhanços e de uma regata sem equipa vencedora, observamos os seus sorrisos e constatamos como gostam de brincar quando se juntam com quem tem a mesma paixão. Por isso recordamos-lhes que «continua a ser um dos nossos grandes objectivos a promoção regular deste tipo de confraternizações e o alargamento da "família Confiquatro"»...

Em homenagem aos nossos heróis e às cores com que conseguem pintar a Confiquatro.



A Equipa do Levante 2: os irmãos Luís e Miguel Marques, o Fernando Gonçalves, o Renato Ribeiro e o Pedro Rosa

As magníficas 5 da equipa feminina: a Elisa Bustorff, a Cristina Tordo, a Elsa Montenegro, a Gabriela e a Marta Correia.

A equipa do Sensia: António Sousa, o armador, Luís Vilão, o skipper, Miguel Carvalho, Pedro Ferreira, Miguel Silva e a Maria.

O Sensia a regatear

A equipa do Special One: Hugo Mendes, Daniela Gomes, Pedro Maurício, Pedro Pereira e Miguel Guimarães

A equipa do Alta Pressão: o skipper Diogo Serrano, Pedro Ferreira, Jorge Goulão, Fernando Nunes e Jorge Toscano.

E o "grande" Beluga: O skipper Luís Ribeiro, a Paula Figueiredo, a Isabel Ribeiro, a Andreia Steffen e a italianíssima Mara Pasin.
A equipa do Anaprume: Sérgio Setas, os irmãos, Luís e Ricardo Baptista, Marco Teixeira, Bruno Fontes e a Sofia Benavente
Pedro e Tati, os comissários do juri
O grande almoço no Seixal

Sem comentários: