sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ser Patrão Local é comandar uma embarcação com segurança e em segurança!

Encontram-se em plena navegação os novos alunos do curso de Patrão Local, completamente entregues ao estudo da arte da navegar, neste caso, nas águas do Tejo. Sim, porque aprender a navegar e adquirir a segurança necessária para comandar uma embarcação não se aprende só nos livros.

Embora o exame de Patrão Local não se trate de uma prova fácil, uma vez conseguida a carta, é preciso demostrar que podemos assumir a responsabilidade do comando da embarcação, porque o verdadeiro examinador será vento e mar.

Num daqueles dias que poderia preanunciar a chegada de D. Sebastião, os nossos alunos preparam-se para esta prova, tendo que aplicar os conceitos aprendidos na sala de formação...


Estejas onde estiveres não te esqueças de consultar primeiro a tabela das marés!
A embarcação foi bem aparelhada....É hora de zarpar! Logo na saída da doca, à base do pilar Norte da Ponte 25 de Abril, apresenta-se a primeira "questão"... Que marcas são estas? Exactamente Cláudia! Estas balizas que se encontram na entrada e no percurso de um canal de navegação são as marcas laterais que, juntamente com as marcas cardeais, indicam ao navegador a rota a seguir...
As ajudas à navegação continuam a aparecer. Aqui está a marca cardeal Leste...

...e se a marca cardeal é Leste, o perigo está a....Oeste! E a Isabel, bom leme, não se engana!

Vamos agora reconhecer e descodificar as luzes dos faróis: o Paulo já descodificou o enfiamento da entrada da Barra Sul do Porto de Lisboa?
E se confrontassemos o azimute que aparece nas cartas com o azimute que tiramos com as agulhas de marcar... coincidiria? mmm...realmente não coincide... então é a hora de aplicar a formula: Zv= Za +D+δ


E depois das contas.... finalmente navegamos com segurança e em segurança!

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