segunda-feira, 24 de maio de 2010

Curso de Patrão de Alto Mar: medir a altura dos astros para não se perder

Cabo Raso. Domingo 23 de Maio 2010. Crepúsculo vespertino.
A menos de duas semanas do exame de Patrão de Alto Mar o Comandante Martins da Cruz leva todos os seus alunos ao farol de Cabo Raso para registarem a posição astronómica do lugar.

Não falta nada. Estão todos prontos com os instrumentos de navegação necessários para o efeito: Starfinder, para identificar as estrelas, Agulha de marcar, para tirar azimutes às estrelas, Sextante, para medir o ângulo entre o horizonte e o astro, conta-segundos e folhas para anotar alturas e momento exacto em que estas foram tiradas.

Todos de olhos para o céu, à espera que o crepúsculo ofereça as suas melhores estrelas... afinal o primeiro a aparecer em toda a sua luminosidade é um planeta, Venus. Começam-se a ouvir os primeiros "FORA" dos alunos (ou seja "parem o cronómetro, pois neste instante marquei a minha altura"). A seguir aparecem outras estrelas (Capella e Procyon entre outras) que permitem obter mais umas rectas de altura para perceber a nossa posição.
Uma experiência diferente. Concerteza dentro da água é outra história...mas como se costuma dizer: "Quem vai para o Mar avia-se em terra".

terça-feira, 18 de maio de 2010

Quando o Mar é paixão: a nova turma de Patrão Local navega

Com naturalidade é que conseguem meter em prática todos os conceitos transmitidos.

Com naturalidade é que durante as aulas teóricas calculam declinações, desvios e traçam derrotas.

Com naturalidade é que se movimentam, andam pelo convés e seguram na roda de leme.

O nível de aprendizagem do Tiago, Sérgio, João, José, Paulo, e do Eduardo é muito rápido e espontâneo e cheira a sucesso antecipado... sobretudo porque os ventos são sempre favoráveis para o navegador que sabe onde quer chegar!


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Concentração Náutica - Agradecimento

Do coordenador operacional da Concentração Náutica, Nuno Gonçalves Henriques, chegou hoje a seguinte a nota que aqui divulgamos:

"Tive a honra de ter sido convidado pelo Senhor Embaixador Chefe do Protocolo de Estado para estar presente esta tarde, como Coordenador Operacional da Concentração Náutica por parte da Associação Naval de Lisboa, numa audiência concedida por Sua Santidade, o Papa Bento XVI. O Senhor Embaixador teve a gentileza de proferir no momento da minha apresentação, um rasgado elogio à Concentração Náutica realizada ontem e o Papa Bento XVI corroborou o comentário (não me recordo com que palavras, com a emoção natural que vivi no momento), com um sorriso aberto e afável e um olhar expressivo de agrado que me ficará certamente gravado para sempre na memória.


Eu fui apenas o representante de todos quantos estivemos presentes ontem no Terreiro do Paço, ou que não tendo estado presentes, colaborámos (e tantos foram) para o sucesso deste evento. É nesse sentido que sou agora o testemunho pessoal deste reconhecimento do Papa a todos quantos participamos neste esforço.

A nossa presença assumiu um simbolismo muito especial. A Concentração Náutica foi a forma mais significativa de trazer à memória, não só a epopeia dos nossos gloriosos antepassados, que descobriram e evangelizaram os novos mundos, como ainda evocou toda a nossa história náutica recheada de tragédias e de alegrias de tantas e tantas gerações de marinheiros portugueses ao longo dos séculos.

(...)"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Concentração Náutica na Missa Papal

A vontade de uma família em participar na Concentração Náutica aquando da Missa Papal celebrada no Terreiro do Paço , levou o Anaprume a fazer parte de um enquadramento único no Cais das Colunas no passado dia 11 de Maio.

Devidamente engalanado e com os autocolantes nas amuras, de acordo com as directrizes da ANL (entidade organizadora), apesar de alguns contratempos e congestionamentos no rio, pois eram muitas as embarcações participantes, a tarde foi fria, mas repleta de emoções a bordo.





sexta-feira, 7 de maio de 2010

Torneio Raça Lusitana

Sai em primeira mão a próxima actividade agendada para os alunos Confiquatro: Um torneio para Comemoração da Pátria Portuguesa.

Vamos mostrar a raça de um Povo cuja Mar lhe corre na veias!

A Confiquatro na MedCup

A Confiquatro já tem lugar marcado entre os melhores. Não se atrasem a garantir um lugar a bordo. É emoção garantida!

"Desde 2005 que os medalhados olímpicos são habituais na MedCup, integrando algumas tripulações, mas quatro dos velejadores que fazem a sua estreia ou voltam ao circuito, somam 17 medalhas. Os quatro gigantes olímpicos são Torben Grael (BRA) cinco medalhas, Robert Scheidt (BRA) quatro, Jochen Schuemann (GER) quatro e quatro para Ben Ainslie (GBR).

Esta será a primeira vez que quatro lendas da vela competem entre si, em barcos da mais alta tecnologia, no mesmo campo de regatas."

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Audi MedCup 2010 - Troféu de Portugal, Cascais

Está quase a começar a Audi MedCup.
São os melhores dos melhores aqui tão perto.
A não perder.

 
 
 
 
 
 

Calendário

1. Troféu de Portugal, Cascais
Cascais (Portugal), 11-16 Maio

2. Troféu de Marselha
Marselha (França), 15-20 Junho

3. Troféu Conde de Godó Cidade de Barcelona
Barcelona (Espanha), 20-25 Julho

4. Troféu Caja Mediterráneo Região de Múrcia
Cartagena (Espanha), 24-29 Agosto

5. Troféu Região da Sardenha
Cagliari (Sardenha, Itália), 20-25 Setembro
 

terça-feira, 4 de maio de 2010

I Torneio Primavera Confiquatro - Cerimónia de entrega dos prémios!

Quando no final da 4º Regata a maioria dos participantes se dirigia para o local de Convívio habitual (o nosso Pina!), grandes eram as expectativas quanto ao lugar de tabela conseguido.
Mesmo tratando-se duma competição com base no convívio e na boa disposição, com o grande objectivo dos nossos alunos terem mais uma oportunidade de partilharem connosco esta Paixão pelo Mar, a verdade é que ninguém gosta de perder nem a feijões. Verdade?!

Tendo sido para muitos a primeira experiência de competição em vela, foi interessante analisar comportamentos de reacção às emoções que a arte de "regatear" significa. E para muitos o sentimento de querer bons resultados cresceu em grande espiral!

A Confiquatro está visivelmente feliz com a adesão de todos os participantes e com todos aqueles que, por dificuldades de tempo e agenda profissional, não conseguiram participar fisicamente, mas que estiveram sempre a par do que se foi passando. A todos muito obrigado!


Antes da entrega dos prémios de participação e da revelação da equipa vencedora, houve até discurso do mentor desta actividade e ficámos a saber que em breve teremos mais propostas para aperfeicoar a arte de ser feliz a velejar!

E os resultados finais do I Torneio Primavera Confiquatro são:

1º Lugar - Alta Pressão
2º Lugar - Levante III
3º Lugar - Amen
4º Lugar - Levante II
5º Lugar - Barba Rija
6º Lugar - Beluga

Mais uma vez Parabéns a todos! E sai um brinde à Confiquatro, aos formadores e aos seus alunos.
VIVA a Confiquatro! VIVA!

I Torneio Primavera Confiquatro - 4ª e última Regata

Chegados à última regata do Torneio todas as equipas têm estratégias bastante afinadas, nomeadamente no que diz respeito aos procedimentos de largada, com todos os participantes a lutar pela melhor posição no momento da partida. O resultado foi uma linha de largada (enfiamento do mastro de sinais do CNL com o depósito conspícuo na margem sul) ao rubro!
O percurso foi o 3, que de todos os percursos era o mais longo, mas a tarde estava de feição e todos o completaram sem dificuldades.

No regresso dos barcos às suas docas, já todos perguntavam por novas oportunidades para "regatear". Quer-me parecer que no final deste primeiro torneio ficamos com um grande grupo de regateiros à conquista de lugares de pódio.

Resultados da 4ª Regata:

1º Lugar - Amen
2º Lugar - Alta Pressão
3º Lugar - Barba Rija
4º Lugar - Levante II
5º Lugar - Levante III
6º Lugar - Beluga

(os resultados do Torneio vêm já a seguir)