terça-feira, 25 de outubro de 2011

Volvo Ocean Race 2011-2012 em contagem decrescente!

Alicante fervilha de nervoso miudinho... está prestes a arrancar mais uma Volvo Ocean Race!

39.270 milhas à volta do mundo.
6 equipas.
Um único objectivo.

A Race Village em Alicante, Espanha, já recebe turistas e fãs da vela mundial, quando falta menos de quatro dias para a In-port Race. O primeiro confronto está marcado para sábado (dia 29).
Esta será a 11ª prova a realizar-se (a primeira corrida de 31.250 milhas náuticas ocorreu há mais de 37 anos (como Whitbread Round the World Race 1973-74), e o entusiasmo à sua volta é cada vez maior.

Quanto a nós, será preciso esperar por Junho do próximo ano para vermos ao vivo e a cores estes velozes do mar chegarem a Lisboa, já na recta final da competição. Entretanto o coração da Confiquatro está já tão expectante quanto o dos velejadores participantes.
Nós somos de facto apaixonados pela adrenalina da alta competição!

Aqui vão algumas informações adicionais:

Os barcos em competição, os Volvo Open 70, possuem a mais alta tecnologia (actualmente titular do recorde mundial de mais milhas navegadas (596) em 24 horas):
   Material: Fibra de carbono
   Peso: 14,5 toneladas
   Comprimento total: 21,5 metros (70 pés)
   Velocidade: 40 nós de média
   Balão: 500 m²
   Tamanho do mastro: 31,5 metros
   Espaço: 2 m³ por pessoa (o equivalente a uma cabine telefónica de fibra de carbono)
   Velas: 17 para a viagem completa e 2 velas balão para a competição In-Port
   Peso da quilha e bolbo: 7,4 toneladas

A classe é ‘open’, ou seja, a regra estabelece alguns limites e especificações técnicas que cada projetista pode trabalhar segundo a sua estratégia. Tamanho, mastro e altura máxima são requisitos básicos que devem estar dentro das margens estabelecidas. As velas também estão sujeitas a limites de dimensão, com uma área vélica máxima para o balão de 500 m² e de 175 m² para a vela principal.

Para acompanhar tudo ao pormenor aceda ao site oficial aqui. Nós prometemos ir dando notícias sempre que a emoção o exigir!

Sem comentários: