segunda-feira, 9 de março de 2009

Navios ecológicos

NAVIO ECOLÓGICO

Um sistema de propulsão híbrida motor-vela-motor permite aos grandes navios oceânicos poupar consistentemente o carburante. Nem é necessária uma vela: basta um papagaio!

As forças armadas americanas serão a primeira organização no mundo a utilizar esta nova geração de navios, a propulsão híbrida motor-vela, que permite poupanças de carburante de 20-30% relativamente às embarcações convencionais.
A nova tecnologia utiliza, em vez da vela grande e do spinnaker, um gigantesco papagaio que, ligado ao navio através de um cabo, apanha o vento que o faz arrastar, gerando um efeito semelhante, numa escala diferente, ao que acontece no kitesurf.

O Navy's Military Sealift Command, gabinete da marinha americana que se ocupa de logística, alugou o Beluga, um cargueiro alemão que dispõe desta tecnologia, para transportar materiais das bases americanas até à Europa.
A vela é um grande papagaio controlado por um computador que se eleva até 100 metros de altura acima do navio, onde os ventos são mais estáveis e previsíveis. Não usam mastros ou estruturas fixas e, uma vez dobrado, ocupa o espaço duma cabine telefónica. O funcionamento do sistema é relativamente simples: ao nível da proa, um braço telescópico estende e levanta um papagaio que o vento enche, até que chegue à cota operativa. Por questões de segurança o sistema Sky Sails - é este o nome do dispositivo - só pode ser utilizado em mar aberto.

1 comentário:

artur menezes disse...

idéia bastante interessante.
a altura da vela não atrapalha os aviões e helicópteros principalmente à noite? como é que feita a sinalização?